| Abadá | Túnica branca. |
| Abalá | Massa africana utilizada na cozinha Afro-brasileira. |
| Abalaú-aiê | Orixá utilizado em cultos Afro pelo mundo. |
| Abebé | Leque da deusa Oxum quando de latão, e da deusa Iemanjá, quando pintado de branco. 0 leque e de forma circular, tendo recortada no centro a figura de uma sereia. |
| Aberém | Culinária Afro-brasileira. Bolo de milho ralado na pedra e cozido envolto em folhas de bananeira. |
| Abiãs | Na escala de hierarquia feminina, no candomblé, a abiã e a pre-noviça nos ritos primeiros. indivíduo que ainda não passou pela cerimônia de iniciação, propriamente dita, mas que já "deu" (realizou) o bori pré-iniciático. |
| Abrazô | Comida Afro constante de pequenos bolos feitos com farinha de milho , azeite-de-dendê, pimenta e outros temperos e fritos no mesmo azeite. |
| Abuxó | Fava usada pelo pai-de-santo nas cerimônias do terreiro e tida pelos crentes como possuidora de várias virtudes curativas. |
| Acaçá | Na cozinha Afro-brasileira, e um dos pratos indispensáveis ao paladar coletivo. Bolo de arroz e milho. |
| Acarajé | Prato típico da cozinha Afro-brasileira. Bolinho de feijão frito no azeite de dendê. |
| Adjá | Pequena campainha de metal , também usada nos candomblés, soando para convidar os crentes a assistira a cerimônia de dar comida aos santos é também sineta ritual, com uma, duas, ou mais campânulas. |
| Ado | Gulodice feita de milho torrado, que se reduz a pó e se tempera com azeite-de-cheiro , ao qual se pode adicionar mel de abelha. |
| Ado-Chu | Massa de ervas e sangue de animais sacrificados no culto Jejê-nagô e posta no alto da cabeça raspada da iauô catecúmeno que esta sendo iniciada na religião Afro- brasileira. |
| Adubalé | Saudação das filhas e filhos-de-santo nos candomblés baianos. |
| Afoxé | Ritmo afro do carnaval. |
| Afurá | Bolo de arroz fermentado. Serve-se com água açucarada, na qual se dissolve, formando uma bebida refrigerante apreciada na África entre os nagôs e pela população Afro-brasileira. |
| Aganju | É um deus nagô, filho d e Obatalá, o céu, e de Odudua, a Terra. Aganju simboliza a terra firme. |
| Agogô | Instrumento musical. |
| Aguê | Catuto coberto de um rendilhado de "lágrimas-de-nossa-senhora", usado como instrumento musical nos candomblés. |
| Aguiri | Amuleto dos negros brasileiros descendentes dos escravos sudaneses. |
| A-I-É | Festa religiosa e profana dos Afro-brasileiros no primeiro dia do ano. " No primeiro de janeiro, costumavam dar uma função , para a qual se cotizavam com antecedência, era a festa chamada A-I-E. 0 objetivo era cumprimentar o Ano Novo, augurando felicidades e boa colheita para todos". |
| Ai-I-Ú | Jogo africano de tabuleiro. |
| Ai-Lá | Oração dos negros malês muçulmanos. |
| Aiocá | Princesa de Aiocá. Urn dos cinco nomes, no candomblé para, a Iemanjá, orixá das águas, no culto Jejê-nagô. |
| Ajê-Xalugá | Deus da medicina, deus da saúde para os nagôs. |
| Ajibonã | Auxiliar de mães-de-santo, acompanhando a filha-de-santo na iniciação. |
| Ajó | Oração recitada durante o preparo de um ebó, feitiço das antigas macumbas. |
| Alabê | O chefe dos tambores nos candomblés. responsável pela música e pelos atabaques. |
| Alijenu | Espíritos diabólicos para os negros Malês. Os alufás superiores, apesar da crença, usam dos aligenum, espíritos diabólicos para o bem e o mal. |
| Alufá | Nome genérico para o negro muçulmano. |
| Alujá | Uma dança negra no Brasil, trazida pelos escravos africanos. |
| Aluvaiá | É o orixá dos negros Bantos. É um Exu da nação Angola. |
| Amaci | Banho ritual, feito de ervas. |
| Amori | Prato Afro-brasileiro feito com as folhas da mostardeira, sem cortar , fervidas e temperadas e , depois, fritas no azeite- de-dendê. |
| Amurê | É o casamento dos negros malês. Depois de tudo combinado, os noivos, padrinhos e convidados dirigiam-se a casa do sacerdote. |
| Amuxã | È um iniciados que portam o ixã e funcionam como guardas espalhados pelo terreiro e nos seus limites, para evitar que alguns Babá ou os perigosos Apaaraká que escapem aos olhos atentos dos ojés saiam do espaço delimitado. |
| Anamburucu | O mais velho dos três orixás das águas Iabá cuja epífania são as águas profundas e lodosas. |
| Anguite | Espécie de "angu de negra" de minas, parecido com caruru da Bahia. |
| Aniflaquete | Orixá dos xangôs. |
| Aripá | Veneno preparado pelos escravos africanos. Era preparado da cabeça da cobra cascavel. |
| Arroz de Aussá | Arroz cozido na água sem sal. A origem do quitute pertence aos negros haussás da Nigéria. |
| Aruaru | Orixá do sarampão. |
| Árvore | Os africanos tem pela árvore um sentimento religioso. |
| Assumi | O jejum anual dos negros malês. O jejum era efetuado no intervalo de uma lunação, isto e, começava na lua nova, e terminava na lua seguinte. 0 cardápio era de inhame e bolas de arroz. |
| Astros | O povo brasileiro guarda claros vestígios dos cultos astrolábios herdados de europeus, negros e ameríndios. |
| Atabaque | Tambores primários feitos com peles de animais. |
| Ataré | Pimenta-da-costa. Nossa pimenta malagueta. |
| Atô | Tabuas em que os malês escreviam as orações com tinta de arroz queimado. |
| Axé | Energia vital, sagrada, do orixá. A força que está nos elementos da natureza, como animais, plantas, sementes e outros. |
| Axés | Liquido de estranho e ativo cheiro em que se mistura o sangue de todos os animais sacrificados, em todos os tempos, no candomblé. |
| Axogun | Responsável pelos sacrifícios dos animais. |
| Axoquê | Deus para os negros malês. |
O Blog da 7ª19 informa foi criado por alunos da turma e pela professora Ieda para divulgar os trabalhos produzidos pela turma. Aproveite as informações e deixe seu comentário.
segunda-feira, 24 de outubro de 2011
Palavras Afro-Brasileirascom a letra A
Integrantes:Renato,Luiz Felipe e Leonardo Corrêa
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