segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Kiriku e a Feiticeira

Kiriku e a Feiticeira

kiriku 2

Kiriku é um menino pequeno, mas que tem uma alma grande. Sempre disposto a lutar pelo bem de sua tribo, possui personalidade forte e nunca desiste, ele encontra uma saída para tudo.

Em contrapartida, há a representação do preconceito e a ignorância, por parte das outras pessoas da tribo. Kiriku sofria preconceito por ser pequeno, era julgado sem que nem o conhecessem. E mesmo Kiriku ajudando as pessoas da vila, continuava sendo criticado. As pessoas eram conformadas com sua situação e achavam incorreto questionar o que estava acontecendo. Ou seja, eram ignorantes. A base da filosofia se vem através dos questionamentos, à busca pela resposta e o conhecimento e, assim, Kiriku era.

Mais tarde, Kiriku visita o seu sábio avô. O avô mostra que a Feiticeira não é exatamente o que as pessoas diziam, as pessoas aumentavam os fatos, pois estavam dominadas pelo medo. E o medo fortalecia a feiticeira, da mesma forma que a sabedoria a enfraquecia. Por isso, ela mantinha o sábio avô de Kiriku afastado da tribo. O mais interessante foram às palavras do sábio, ao dizer que a Feiticeira era má porque sofria e que para derrotá-la não era preciso de talismãs mágicos e sim da autoconfiança.

O filme é simplesmente filosófico. E o mais interessante da filosofia é que por mais antiga que seja, jamais será ultrapassada. Podemos aplicar os conhecimentos do filme a nossa sociedade atual e nos aspectos que ela carece. As pessoas são alienadas, não buscam melhorar a situação e nem saber o porquê das coisas. Apenas se conformam, reclamam, mas não dão o primeiro passo para solucionar os problemas. No Brasil, é muito fácil por a culpa na política, mas quem é que luta pelo povo? Quem é que vai as ruas protestar ou exigir o que nos é direito? O filme é certamente inspirador e mostra que devíamos cada um ser como Kiriku.

Fico ainda mais impressionado com as semelhanças que o filme trás em relação a nossa atual situação no Brasil. Assim como o avô, que representava a sabedoria, o conhecimento, era mantido afastado, aqui também acontece o mesmo com a educação (a fonte do conhecimento). Os políticos não querem investir na educação, pois assim como era uma ameaça a Feiticeira que as pessoas soubesse a verdade por baixo da ilusão, em nossa sociedade o mesmo acontece em relação a política. Menos investimento na educação para termos menos pessoas críticas como Kiriku, que questiona os fatos, busca a verdade e, por fim, persiste até solucionar os problemas.

E enfim, a representação da Feiticeira. Ela é uma pessoa amargurada, que causa mal aos outros e as explora. Ter uma vida de ganâncias, amargura, ódio, certamente é algo que não faz ninguém feliz. Mas quem é assim, também não quer deixar de ser, tal como a feiticeira não queria que tirassem o espinho de suas costas. As pessoas entram num mundo de ganância achando que por ter mais dinheiro, por explorar os outros vão ser mais felizes, mas não percebem que a felicidade não depende de bens materiais e poder, depende somente de cada um querer ser feliz com o que tem, bem como o avô de Kiriku diz. Quando finalmente a Feiticeira se liberta, é como se ela tivesse encontrado novos propósitos, se libertado de uma ilusão que engoliu até ela mesma.

Nesse momento nós refletimos... Quando plantamos ódio, tristeza, mágoa; colhemos ódio, tristeza e mágoa. Mas quando plantamos amor, colhemos amor. E assim foi o final, Kiriku oferece seu amor a feiticeira. Para muitos, o que a impediu de ser feiticeira foi o fato de Kiriku ter tirado o espinho de suas costas, mas para mim, foi o beijo. Tanto foi o beijo, que após tirar o espinho, a feiticeira ainda tinha seus poderes, pois transformou Kiriku num adulto. Mas Kiriku plantou o amor na feiticeira e, assim, colheu o amor. Ou seja, a feiticeira se tornou uma boa pessoa.

Trailer de Kiriku 2: E Os Animais Selvagens, a segunda versão do filme, que conta a história de forma mais detalhada.



Mais alguns detalhes sobre o filme e a Lenda "Kiriku e a Feiticeira" no site: http://blocoaltodaboavista.wordpress.com/2011/06/06/cinekids-kiriku-e-a-feiticeira-1906/



Nenhum comentário:

Postar um comentário