* o pesquisador francês Chaboucou verificou que existe uma relação direta entre a suscetibilidade das plantas ao ataque da pragas e doenças e a utilização dos agrotóxicos. * Chaboucos constatou que o uso de tais produtos para combater os organismos vivos prejudiciais às lavouras acabavam prejudicando também as próprias plantas de interesse comercial para o agricultor.
* Isso porque os agrotóxicos provoca modificações no metabolismo das plantas que acabam ficando com sua seiva cheia de açucares solúveis e aminoácidos livres. Tais substâncias , em excesso, são detectadas pelos sensores bioquímicos dos insetos que atacam preferencialmente essas plantas, já que não têm capacidade de se alimentar de proteínas e outras moléculas mais complexas. Desta forma, o uso de agrotóxicos favorece um desequilíbrio metabólico nas plantas que as tornam mais suscetíveis de serem atacadas por insetos e outros mecanismos prejudiciais.
* Isso porque os agrotóxicos provocam modificações no metabolismo das plantas que acabam ficando com sua seiva cheia de açucares solúveis e aminoácidos livres. Tais substâncias , em excesso, são detectadas pelos sensores bioquímicos dos insetos que atacam preferencialmente essas plantas, já que não têm capacidade de se alimentar de proteínas e outras moléculas mais complexas. * Desta forma, o uso de agrotóxicos favorece um desequilíbrio metabólico nas plantas que as tornam mais suscetíveis de serem atacadas por insetos e outros mecanismos prejudiciais.
As modificações provocadas pelo uso de adubos químicos e agrotóxicos podem causar desequilíbrios na qualidade nutricional dos alimentos e sobre a saúde humana. * Por isso, as plantas tratadas com agrotóxico tornam-se desequilibradas, diminuindo a produção de proteínas ou aumentando a degradação dessas substâncias. Como funciona esse processo? Por que a praga e o fungo respeitam uma planta sadia? Qual a relação entre equilíbrio metabólico da planta e resistência ao ataque de pragas e doenças? Uma planta desequilibrada pode influenciar na saúde humana ? Isso é o que pretendemos discutir neste artigo.
* Um dos pesquisadores pioneiros neste tipo de estudo foi o francês Frances CHABOUCOS (1999), que desenvolveu uma teoria, conhecida como a Teoria da Trofobiose. A palavra Trofo quer dizer alimento e Biose quer dizer existência de vida, assim Trofobiose quer dizer que todo e qualquer ser vivo só sobrevive se houver alimento adequado à disposição dele.
* Essa teoria mostra que a suscetibilidade da planta ao ataque de pragas e doenças é uma questão de nutrição ou de intoxicação. Ou seja, uma planta bem alimentada e saudável, apresenta uma composição equilibrada, formando uma estrutura compacta que dificilmente será atacada por pragas e doenças. Entretanto, a proliferação e a intensidade do ataque de pragas (insetos, ácaros e nematoides) e doenças (fungos, bactéria e vírus) estão diretamente relacionadas com o estado nutricional das plantas.
* Assim, a planta fica suscetível ao ataque de pragas e doenças quando tiver na sua seiva, exatamente o alimento que eles precisam. Este alimento é constituído principalmente por aminoácidos e açúcares solúveis.
http://www.youtube.com/watch?v=50L3sbWIcUY* Quando inibe-se o processo de proteinossíntese, que é a formação de proteínas a partir de aminoácidos, acabam predominando no tecido vegetal os aminoácidos e açúcares solúveis. Neste caso, predomina a proteólise, que é a formação de aminoácidos livres a partir da decomposição das proteínas. Vale lembrar que os agrotóxicos e adubos químicos favorecem a proteólise e inibem a proteinossíntese. Em outras palavras, tornam as plantas mais suscetíveis às pragas e doenças. Por outro lado, a adubação orgânica e o manejo ecológico preconizados na agricultura orgânica tendem a favorecer a formação de proteínas completas (proteinossíntese), tornando as plantas mais resistentes e nutricionalmente mais equilibradas.A Invisa divulgou recentemente que, de cada dez pés de alface à venda em feiras e supermercados, quatro estão contaminados por resíduos de agrotóxicos. Algumas frutas também forahttp://br.msn.com/?ocid=hmlogoutm analisadas. E, segundo a Invisa, cerca de 40% do tomate e do morango consumidos pelos brasileiros contêm vestígios irregulares de defensivos. *Proteger qualquer cultivo para conseguir uma maior produtividade e melhor aparência, utilizando muito menos defensivos, é um dos objetivos de quem utiliza coberturas (mantas), sacos e saquinhos para evitar a contaminação por defensivos. Os fruticultores já contam com uma solução de cultivo protegido de uso simples, barato e eficiente. * Trata-se dos saquinhos de não-tecidos que protegem as frutas, reduzindo o uso de agrotóxico para mantê-las em perfeito estado para o consumo, além de melhorar em muito a sua aparência. O não-tecido é uma solução que protege a fruta também de insetos comuns, em regiões mais tropicais, e da geada, mais recorrente em zonas mais frias. O material age como barreira física, protegendo as frutas de fatores climáticos e, ao mesmo tempo, sua permeabilidade permite a passagem do ar, água e luz solar. * O não-tecido pode gerar a ventilação e a umidade adequadas para que seja criado um micro clima ideal para o desenvolvimento das plantas, em determinadas regiões. * O uso do agro têxtil pode aumentar, por exemplo, a prodhttp://br.msn.com/?ocid=hmlogoutução de morangos em até 50% frente à plantação que não a utiliza. E o morango, segundo informou a Invisa, é um dos produtos que recebem maior contaminação por agrotóxicos (43,6% de contaminação). Com o uso do agro têxtil, o morango fica protegido dessa contaminação, além de ganhar mais sabor e beleza.
* Outra vantagem do não-tecido na cultura do morango é o seu uso mechinga (direto sobre a terra) por ser permeável deixa passar a água da chuva ou da irrigação, tornando a terra úmida e evitando-se o seu ressecamento, e dispensando-se também a colocação de encanamentos de água.
* As vantagens em outras frutas também são flagrantes, ou seja, além de muito menos resíduos de defensivos, frutas como goiaba, manga, uva, caqui, melão, melancia, atemparia, abacaxi, entre outras, apresentam-se mais suculentas e saudáveis, porque ao mesmo tempo em que estão protegidas, crescem recebendo sol, chuvhttp://setimadezenoveinforma.blogspot.com/a e ventos como na natureza.
* O não-tecido utilizado na agricultura tem algumas características especiais. Uma das http://www.youtube.com/watch?v=50L3sbWIcUYprincipais é o fato de ser tratado contra a ação de raios ultra-violeta , o que lhes confere resistência e durabilidade durante cerca de nove meses, se utilizado diariamente. Esses aspectos tornam o uso de não:tecido viável e com um alta custo beneficio * E tornam nossas frutas, verduras e legumes muito mais saudáveis,livre-de-agrotóxicos.
componentes:gregory, pietro e vinicios


Parabéns meninos! O trabalho de vocês resume na preocupação em não usar agrotóxicos nas frutas, legumes e verduras. O veneno faz muito mal para a nossa saúde e devemos consumir alimentos saudáveis.
ResponderExcluirÉ VERDADE
ResponderExcluir