Reciclagem
Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificou os benefícios que este procedimento trás para o planeta Terra.
DESTINO DO LIXO
O lixo é simplesmente depositado em extensas áreas a céu aberto, sem qualquer tipo de tratamento. Sem a impermeabilização, o solo fica exposto à desagregação e há risco de contaminação dos lençóis freático pelos efluentes produzidos na degradação do lixo quando estes são absorvidos pelo solo.
Além disso, os lixões são frequentados por famílias de baixa renda que ficam expostas a animais, tramissores de doenças e outros riscos.
A incineração é a queima do lixo em aparelhos e usinas especiais. A vantagem da incineração é que reduz o volume do lixo e destrói os organismos, que causam doenças contidas principalmente,no lixo hospitalar e no lixo industrial. Depois esse lixo vai para o aterro sanitário.
O aterro sanitário é muito diferente do lixão.No aterro o lixo é colocado em trincheiras abertas no sol e forradas com material impermeável.O aterro também possui um sistema de escoamento do chorume (liquido que resulta da decomposição do lixo) e da água além de uma tubulação para a saída de gases.O aterro necessita de áreas muito grandes,tem capacidade limitada de utilização de mais ou menos 10 anos.Depois esse lugar é coberto com terra e transformado em parques,praças,campo de futebol, etc...
Importância da Reciclagem
A partir da década de 1980, a produção de embalagens e produtos descartáveis aumentou significativamente, assim como a produção de lixo, principalmente nos países desenvolvidos. Muitos governos e ONGs estão cobrando de empresas posturas responsáveis: o crescimento econômico deve estar aliado à preservação do meio ambiente. Atividades como campanhas de coleta seletiva de lixo e reciclagem de alumínio e papel, já são comuns em várias partes do mundo.
No processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera riquezas, os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção.
Um outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado nas grandes cidades. Muitos desempregados estão buscando trabalho neste setor e conseguindo renda para manterem suas famílias. Cooperativas de catadores de papel e alumínio já são uma boa realidade nos centros urbanos do Brasil.
Lixo orgânico
Assim como nas cidades, na zona rural a reciclagem também acontece. O lixo orgânico é utilizado na fabricação de adubo orgânico para ser utilizado na agricultura.
Como podemos observar, se o homem souber utilizar os recursos da natureza, poderemos ter , muito em breve, um mundo mais limpo e mais desenvolvido. Desta forma, poderemos conquistar o tão sonhado desenvolvimento sustentável do planeta.
Exemplos de Produtos Recicláveis
- Vidro: potes de alimentos (azeitonas, milho, requeijão, etc...), garrafas, frascos de medicamentos, cacos de vidro.
- Papel: jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel.
- Metal: latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, tubos de pasta, cobre, alumínio.
- Plástico: potes de plástico, garrafas PET, sacos plásticos, embalagens e sacolas de supermercado.
Agracadaquimica.com.br
Mundodastribos.com
Cradesmboimirim.blogspot.com
recyclecorpofamerica.com
http://www.suapesquisa.com/reciclagem/
Componentes:
Lucas Bressan Techio
Matheus Maidano Alves
João Vitor Furtado Lubenov
Thiago Alves





Gostei muito da pesquisa de vocês.Achei o tema de muita relevância para que cada vez mais tenhamos consciência da impotância do cuidado com o meio ambiete. Ele é nosso! Então nos cabe preservá-lo. Um abraço da profª Ieda.
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho!
ResponderExcluirO tema pesquisado por vocês é essencial para preservação da vida no Planeta.
Atualmente produzimos uma quantidade enorme de lixo, é preciso que tenhamos a consciência de buscar alternativas para reduzir e reaproveitar estes resíduos.
Abraços da Profª Cíndia