LEONARDO E LUIZ FELIPE
Desmatamento é o processo de desaparecimento de massas florestais, fundamentalmente causada pela atividade humana. O desmatamento é diretamente causado pela ação do homem sobre a natureza, principalmente devido à destruição de florestas para a obtenção de solo para cultivos agrícolas ou para extração de madeira, por parte da indústria madeireira.Uma consequência do desflorestamento é o desaparecimento de absorventes de dióxido de carbono, reduzindo-se a capacidade do meio ambiente em absorver as enormes quantidades deste causador do efeito estufa, e agravando o problema do aquecimento global.
O desflorestamento assim inicialmente chamado começou desde que os portugueses descobriram o país e não parou mais, porém só hoje é que as autoridades estão dando certo valor ainda não suficiente para acabar, mas o sinal de preocupação já é um grande passo. O desmatamento se iniciou no Brasil devido ao valor que o pau-brasil tinha na Europa ao ser comercializado, então os portugueses queriam lucrar com isto dando início a exploração de toda a Mata Atlântica, a madeira do pau-brasil era muito usada para a confecção de moveis, tingimento de tecidos e instrumentos musicais o que geravam caravelas carregadas de toras da madeira para o comercio europeu. Já com a exploração da Mata Atlântica chegou à vez da Floresta Amazônica que teve milhares de hectares tomados por madeireiras que se instalavam ilegalmente para fazer a exploração, as duas florestas são as maiores vítimas por serem também as mais importantes para o país, porém isso ocorre em todo o Brasil.Outro grande fator que influenciou o desmatamento no Brasil e em todo o mundo foi à urbanização as mais importantes metrópoles sofreram um surto urbano o que levou a construção de muitos edifícios, pólos industriais, rodovias e propriedades privadas voltadas ao comércio fazendo com que diminuísse as áreas verdes gerando consequentemente o crescimento populacional e desenfreando o problema e o que acontece em todo o mundo que devasta áreas importantes verdes por descuido, desleixo ou simplesmente interesses econômicos como é o caso de fazendeiros que em busca de aumentar área de criação de gado ou a cultivação agrícola, são as queimadas inclusive nas épocas de estiagem entre os meses de junho e agosto em todo o mundo além dos fazendeiros queimarem hectares de áreas nativas isso ocorre devido a “bitucas” de cigarro, o hábito de colocar fogo em terrenos baldio para limpar isso tudo faz com que o fogo se espalhe rapidamente causando o desmatamento.
Para tentar conter o avanço do aquecimento global diversos organismos internacionais propõem o reflorestamento, porém essa medida é apenas parcialmente aceita pelos ecologistas, pois estes acreditam que a recuperação da área desmatada não pode apenas levar em conta apenas à eliminação do gás carbônico, mas também a biodiversidade de toda a região.Desmatamento é o processo de desaparecimento de massas florestais, fundamentalmente causada pela atividade humana. O desmatamento é diretamente causado pela ação do homem sobre a natureza, principalmente devido à destruição de florestas para a obtenção de solo para cultivos agrícolas ou para extração de madeira, por parte da indústria madeireira.
Uma consequência do desflorestamento é o desaparecimento de absorventes de dióxido de carbono, reduzindo-se a capacidade do meio ambiente em absorver as enormes quantidades deste causador do efeito estufa, e agravando o problema do aquecimento global.
O desflorestamento assim inicialmente chamado começou desde que os portugueses descobriram o país e não parou mais, porém só hoje é que as autoridades estão dando certo valor ainda não suficiente para acabar, mas o sinal de preocupação já é um grande passo. O desmatamento se iniciou no Brasil devido ao valor que o pau-brasil tinha na Europa ao ser comercializado, então os portugueses queriam lucrar com isto dando início a exploração de toda a Mata Atlântica, a madeira do pau-brasil era muito usada para a confecção de moveis, tingimento de tecidos e instrumentos musicais o que geravam caravelas carregadas de toras da madeira para o comercio europeu. Já com a exploração da Mata Atlântica chegou à vez da Floresta Amazônica que teve milhares de hectares tomados por madeireiras que se instalavam ilegalmente para fazer a exploração, as duas florestas são as maiores vítimas por serem também as mais importantes para o país, porém isso ocorre em todo o Brasil.
Outro grande fator que influenciou o desmatamento no Brasil e em todo o mundo foi à urbanização as mais importantes metrópoles sofreram um surto urbano o que levou a construção de muitos edifícios, pólos industriais, rodovias e propriedades privadas voltadas ao comércio fazendo com que diminuísse as áreas verdes gerando consequentemente o crescimento populacional e desenfreando o problema e o que acontece em todo o mundo que devasta áreas importantes verdes por descuido, desleixo ou simplesmente interesses econômicos como é o caso de fazendeiros que em busca de aumentar área de criação de gado ou a cultivação agrícola, são as queimadas inclusive nas épocas de estiagem entre os meses de junho e agosto em todo o mundo além dos fazendeiros queimarem hectares de áreas nativas isso ocorre devido a “bitucas” de cigarro, o hábito de colocar fogo em terrenos baldio para limpar isso tudo faz com que o fogo se espalhe rapidamente causando o desmatamento.
Para tentar conter o avanço do aquecimento global diversos organismos internacionais propõem o reflorestamento, porém essa medida é apenas parcialmente aceita pelos ecologistas, pois estes acreditam que a recuperação da área desmatada não pode apenas levar em conta apenas à eliminação do gás carbônico, mas também a biodiversidade de toda a região.
O reflorestamento é, no melhor dos casos, um conjunto de árvores situadas segundo uma separação definida artificialmente, entre as quais surge uma vegetação herbácea ou arbustiva que não costuma aparecer na floresta natural. No pior dos casos, se plantam árvores não nativas e que em certas ocasiões danificam o substrato, como ocorre em muitas plantações de pinheiro ou eucalipto.

Leonardo e Luis Felipe! Gostei muito do trabalho de vocês, uma vez que se preocuparam em postar um interessante trabalho sobre o desmatamento. Devemos preservar nossas matas, nossas florestas enfim cuidar do nosso meio ambiente. Que bom que vocês se preocupam com o ambiente. Ele è vital para todos nós.
ResponderExcluirParabéns! O trabalho ficou muito legal.
ResponderExcluirAs imagens e vídeos muito bem escolhidos!
Reflitam sempre sobre as informações que pesquisaram e ajudem a conscientizar as pessoas sobre a necessidade de preservar os bens que a natureza nos oferece.
Abraços da profª Cíndia