segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Avaliando nosso trabalho!!!

Queridos(as) alunos(as)!!!

Gostaríamos de contar com a colaboração de vocês na avaliação deste trabalho.
Então deixe um comentário nesta postagem avaliando esta atividade com o uso do Blog, para isso, elabore seu comentário tentando responder as seguintes questões:

  1. Você achou válido este trabalho de pesquisa e postagem no Blog? Explique por quê?
  2. O que mais chamou sua atenção nesta atividade?
  3. Quais as dificuldades encontradas para realizar a atividade?
  4. Que sugestões você daria para melhorar este trabalho com o uso do Blog?
  5. Que outras atividades você sugere para realizarmos utilizando a sala digital e outras ferramentas de interação que envolvam a participação ativa de toda a turma?
Contamos com vocês!
Abraços das profes Ieda e Cíndia

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Lixo


Lixo
Lucas e João Vitor

Muito se tem discutido sobre as melhores formas de tratar e eliminar o lixo -- industrial, comercial, doméstico, hospitalar, nuclear etc. -- gerado pelo estilo de vida da sociedade contemporânea. Todos concordam, no entanto, que o lixo é o espelho fiel da sociedade, sempre tão mais geradora de lixo quanto mais rica e consumista. Qualquer tentativa de reduzir a quantidade de lixo ou alterar sua composição pressupõe mudanças no comportamento social.

A concentração demográfica nas grandes cidades e o grande aumento do consumo de bens geram uma enorme quantidade de resíduos de todo tipo, procedentes tanto das residências como das atividades públicas e dos processos industriais. Todos esses materiais recebem a denominação de lixo, e sua eliminação e possível reaproveitamento são um desafio ainda a ser vencido pelas sociedades modernas.

De acordo com sua origem, há quatro tipos de lixo: residencial, comercial, público e de fontes especiais. Entre os últimos se incluem, por exemplo, o lixo industrial, o hospitalar e o radioativo, que exigem cuidados especiais em seu acondicionamento, manipulação e disposição final. Juntos, os tipos doméstico e comercial constituem o chamado lixo domiciliar que, com o lixo público -- resíduos da limpeza de ruas e praças, entulho de obras etc. -- representam a maior parte dos resíduos sólidos produzidos nas cidades.



portalmedquimica.com.br




grupoescolar.com




Destinação do lixo urbano e hospitalar


A adequada condução do serviço de limpeza urbana é importante não só do ponto de vista sanitário, mas também econômico-financeiro, social, estético e de bem-estar. Apesar disso, um estudo conveniado da Organização Pan-Americana de Saúde, de 1990, que estimou em mais de oitenta mil toneladas a quantidade de resíduos sólidos gerados diariamente nas cidades brasileiras, constatou que apenas a metade era coletada. A outra metade acabava nas ruas, terrenos baldios, encostas de morros e cursos d'água. Da parte coletada, 34% iam para os lixões (depósitos a céu aberto) e 63% eram despejados pelos próprios serviços de coleta em beiras de rios, áreas alagadas ou manguezais, prática cada vez mais questionada por suas implicações ecológicas. Somente três por cento da parte coletada recebiam destinação adequada ou pelo menos controlada.


O lixo coletado pode ser processado, isto é, passar por algum tipo de beneficiamento a fim de reduzir custos de transporte e inconvenientes sanitários e ambientais. As opções de tratamento do lixo urbano, que podem ocorrer de forma associada, são: compactação, que reduz o volume inicial dos resíduos em até um terço, trituração e incineração. Boa opção do ponto de vista sanitário, a incineração, porém, é condenada por acarretar poluição atmosférica.

A disposição final do lixo pode ser feita em aterros sanitários e controlados ou visar à compostagem (aproveitamento do material orgânico para a fabricação de adubo) e a reciclagem. Esses dois últimos processos associados constituem a mais importante forma de recuperação energética. A reciclagem exige uma seleção prévia do material, a fim de aproveitar os resíduos dos quais ainda se pode obter algum benefício, como é o caso do vidro, do papel e de alguns metais.

A solução defendida por muitos especialistas, porém, envolve a redução do volume de lixo produzido. Isso exigiria tanto uma mudança nos padrões de produção e consumo, quanto a implantação de programas de coleta seletiva de lixo. Nesse caso, os diversos materiais recicláveis devem ser separados antes da coleta, com a colaboração da comunidade.

Os países industrializados são os que mais produzem lixo e também os que mais reciclam. O Japão reutiliza 50% de seu lixo sólido e promove, entre outros tipos de reciclagem, o reaproveitamento da água do chuveiro no vaso sanitário. Os Estados Unidos (EUA) recuperam 11% do lixo que produzem e a Europa Ocidental, 30%. A taxa de produção de lixo per capita dos norte-americanos, de 1,5 quilo por dia, é a mais alta do mundo. Equivale ao dobro da de outros países desenvolvidos. Nova York é a cidade que mais produz lixo, uma média diária de 13 mil toneladas. São Paulo produz 12 mil toneladas. Entre os líderes mundiais da reciclagem de latas de alumínio destacam-se Japão (70%), EUA (64%) e Brasil (61%), conforme dados de 1996 da Associação Brasileira de Alumínio.

As soluções usadas para reduzir o acúmulo de lixo, como a incineração e a deposição em aterros, também têm efeito poluidor, pois emitem fumaça tóxica, no primeiro caso, ou produzem fluidos tóxicos que se infiltram no solo e contaminam os lençóis de água. A melhor forma de amenizar o problema, na opinião de especialistas, é reduzir a quantidade de lixo produzida, por meio da reciclagem e do uso de materiais biodegradáveis ou não descartáveis.







melhoramiga.com.br




MÉTODOS DE ELIMINAÇÃO

O aterro sanitário é o modo mais barato de eliminar resíduos, mas depende da existência de locais adequados. Esse método consiste em armazenar os resíduos, dispostos em camadas, em locais escavados. Cada camada é prensada por máquinas, até alcançar uma altura de 3 metros. Em seguida, é coberta por uma camada de terra e volta a ser comprimida. É fundamental escolher o terreno adequado, para que não haja contaminação nem na superfície, nem nos lençóis subterrâneos. Além disso, o vazadouro deve ter boa ventilação.


Os incineradores convencionais são fornos, nos quais se queimam os resíduos. Além de calor, a incineração gera dióxido de carbono, óxidos de enxofre e nitrogênio, dioxinas e outros contaminantes gasosos, cinzas voláteis e resíduos sólidos que não se queimam. É possível controlar a emissão de poluentes mediante processos adequados de limpeza dos gases.

A fabricação de fertilizantes ou adubos, a partir de resíduos sólidos, consiste na degradação da matéria orgânica por microorganismos aeróbicos. O húmus resultante contém de 1% a 3% de nitrogênio, fósforo e potássio.




RECICLAGEM


É muito antiga a prática de reciclagem de resíduos sólidos. Os utensílios metálicos são fundidos e remodelados desde os tempos pré-históricos. Os materiais recicláveis são recuperados de muitas maneiras, como o desfibramento, separação magnética de metais, separação de materiais leves e pesados, peneiração e lavagem.


http://lixohospitalar.vilabol.uol.com.br/Lixo.html




ced3ambiental.blogspot.com




Sem o lixo o meio ambiente fica...







Assim, por exemplo...

guiadicas.net

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Grêmio & Inter: As duas paixões do Rio Grande do Sul

*-*INTERNACIONAL FUTEBOL CLUB*-*

-* Data de fundação do clube: 4 de abril de 1909:

A origem do Sport Club Internacional está associada a três irmãos da família Poppe: Henrique Poppe Leão, José Eduardo Poppe e Luiz Madeira Poppe (respectivamente, na foto abaixo). Eles chegaram a Porto Alegre na primeira década de 1900. Acredita-se que foi por volta de 1908.

Os irmãos fundadores do Sport Club Internacional



-* As cores do Venezianos, o alvi-rubro do Inter surgiu do Carnaval:

Nem todos ficaram de acordo com a cor da futura camisa do Clube. Subdividiram-se em dois grupos como fora o carnaval daquele ano – a decisão veio do carnaval de rua entre Venezianos e Esmeraldinos, um vermelho, outro verde. Justamente as cores pretendidas, ou uma, ou outra. O resultado da votação tirou da ata de fundação os que defendiam o verde. Mas o racha não esvaziou a reunião, muito menos o Clube. Ficou vermelho e branco para o resto da vida. O clube tem até hoje como mascote a figura de um saci .

-* Como nasceu o símbolo colorado?
O primeiro símbolo do Sport Club Internacional era formado com as iniciais - SCI - bordadas em vermelho sobre o fundo branco, sem a borda também vermelha, que apareceu logo em seguida. Já na década de 1960 aconteceu a inversão, com a combinação de letras passando a ser branca sobre o fundo vermelho. 

-* A morte do fundador e o legado para a história:

Antes da morte, Henrique viu o Inter crescer, ser campeão da cidade, em 1913, e derrotar pela primeira vez o Grêmio, em 1915, tudo isso dez meses antes de morrer. O primeiro clube a ser desafiado pelo Inter, e que havia seis jogos mostrava-se imbatível, enfim, caía. Após seis jogos, com duas derrotas por 10 gols, o Inter goleava o Grêmio por 4 a 1, na Baixada, a casa do adversário. Vencia o rival pela primeira vez e iniciava um novo ciclo na sua vida.
Henrique poppe morreu aos 35 anos, por uremia (doença provocada pelo mau funcionamento dos rins, incapazes de filtrar as impurezas do sangue). Henrique não teve filhos. Foi enterrado no cemitério da Santa Casa, na sepultura número 68 do 3° quadro, conforme descrevem registros da época.

componentes:Alessandra Hoefling,Shirley Oliveira,Pamela Heming.

Grêmio & Inter: As duas paixões do Rio Grande do Sul

*-*GRÊMIO SPORT CLUB*-*

-* Origem

O Grêmio Football Porto Alegrense nasceu de uma bola de futebol, como deveria acontecer com um clube predestinado às maiores glórias. A trajetória vitoriosa começou no início do século XX com o paulista Cândido Dias da Silva, trabalhando há algum tempo em Porto Alegre, e sua bola de futebol.

dia 15 de setembro de 1903, trinta e dois rapazes se reuniram no Salão Grau, onde estão agora os fundos da Galeria Chaves - e deram início à história de um clube vencedor, disposto a superar todos os desafios. Carlos Luiz Böhrer foi eleito o primeiro Presidente, sem jamais imaginar a projeção mundial que o recém-nascido clube um dia alcançaria.

-* Primeiros Anos

Nos primeiros anos o clube procurou alicerçar suas bases, primeiramente através da aquisição da Baixada dos Moinhos de Vento, em 1904, um local próprio para jogos e treinos. Depois, com a incrementação esportiva com o Fuss Ball Club Porto Alegre, também fundado em 15 de setembro de 1903, em disputa da antiga Taça Wanderpress, valendo oficiosamente o título da cidade.

- * Um Time Campeão

Contudo, foi em 1949, em meio ao processo de internacionalização do futebol do pós-guerra, que o Grêmio entrou para a história do futebol internacional. Primeiro, ao bater o poderoso Nacional de Montevidéu, em pleno estádio Centenário, por 3 x 1, durante os festejos dos 50 anos da equipe uruguaia. E depois em uma vitoriosa excursão invicta à América Central.


-* O Clube

As cores do Grêmio são azul, preto e branco e desde 1946 o clube tem como mascote a figura de um Mosqueteiro.



Seu primeiro campo, a Baixada dos Moinhos de Vento, inaugurado em 1904, localizava-se em uma área nobre de Porto Alegre e abrigou o time até 1953. Em 19 de setembro de 1954 foi inaugurado o Estádio Olímpico, na época o maior estádio privado do país. Em 1980, com a finalização da construção do anel superior, o estádio passou a chamar-se Olímpico Monumental.

componentes:Alessandra Hoefling,Shirley Oliveira,Pamela Heming.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Desmatamento


LEONARDO E LUIZ FELIPE

Desmatamento é o processo de desaparecimento de massas florestais, fundamentalmente causada pela atividade humana. O desmatamento é diretamente causado pela ação do homem sobre a natureza, principalmente devido à destruição de florestas para a obtenção de solo para cultivos agrícolas ou para extração de madeira, por parte da indústria madeireira.
Uma consequência do desflorestamento é o desaparecimento de absorventes de dióxido de carbono, reduzindo-se a capacidade do meio ambiente em absorver as enormes quantidades deste causador do efeito estufa, e agravando o problema do aquecimento global.
O desflorestamento assim inicialmente chamado começou desde que os portugueses descobriram o país e não parou mais, porém só hoje é que as autoridades estão dando certo valor ainda não suficiente para acabar, mas o sinal de preocupação já é um grande passo. O desmatamento se iniciou no Brasil devido ao valor que o pau-brasil tinha na Europa ao ser comercializado, então os portugueses queriam lucrar com isto dando início a exploração de toda a Mata Atlântica, a madeira do pau-brasil era muito usada para a confecção de moveis, tingimento de tecidos e instrumentos musicais o que geravam caravelas carregadas de toras da madeira para o comercio europeu. Já com a exploração da Mata Atlântica chegou à vez da Floresta Amazônica que teve milhares de hectares tomados por madeireiras que se instalavam ilegalmente para fazer a exploração, as duas florestas são as maiores vítimas por serem também as mais importantes para o país, porém isso ocorre em todo o Brasil.
Outro grande fator que influenciou o desmatamento no Brasil e em todo o mundo foi à urbanização as mais importantes metrópoles sofreram um surto urbano o que levou a construção de muitos edifícios, pólos industriais, rodovias e propriedades privadas voltadas ao comércio fazendo com que diminuísse as áreas verdes gerando consequentemente o crescimento populacional e desenfreando o problema e o que acontece em todo o mundo que devasta áreas importantes verdes por descuido, desleixo ou simplesmente interesses econômicos como é o caso de fazendeiros que em busca de aumentar área de criação de gado ou a cultivação agrícola, são as queimadas inclusive nas épocas de estiagem entre os meses de junho e agosto em todo o mundo além dos fazendeiros queimarem hectares de áreas nativas isso ocorre devido a “bitucas” de cigarro, o hábito de colocar fogo em terrenos baldio para limpar isso tudo faz com que o fogo se espalhe rapidamente causando o desmatamento.
Para tentar conter o avanço do aquecimento global diversos organismos internacionais propõem o reflorestamento, porém essa medida é apenas parcialmente aceita pelos ecologistas, pois estes acreditam que a recuperação da área desmatada não pode apenas levar em conta apenas à eliminação do gás carbônico, mas também a biodiversidade de toda a região.




Desmatamento é o processo de desaparecimento de massas florestais, fundamentalmente causada pela atividade humana. O desmatamento é diretamente causado pela ação do homem sobre a natureza, principalmente devido à destruição de florestas para a obtenção de solo para cultivos agrícolas ou para extração de madeira, por parte da indústria madeireira.
Uma consequência do desflorestamento é o desaparecimento de absorventes de dióxido de carbono, reduzindo-se a capacidade do meio ambiente em absorver as enormes quantidades deste causador do efeito estufa, e agravando o problema do aquecimento global.
O desflorestamento assim inicialmente chamado começou desde que os portugueses descobriram o país e não parou mais, porém só hoje é que as autoridades estão dando certo valor ainda não suficiente para acabar, mas o sinal de preocupação já é um grande passo. O desmatamento se iniciou no Brasil devido ao valor que o pau-brasil tinha na Europa ao ser comercializado, então os portugueses queriam lucrar com isto dando início a exploração de toda a Mata Atlântica, a madeira do pau-brasil era muito usada para a confecção de moveis, tingimento de tecidos e instrumentos musicais o que geravam caravelas carregadas de toras da madeira para o comercio europeu. Já com a exploração da Mata Atlântica chegou à vez da Floresta Amazônica que teve milhares de hectares tomados por madeireiras que se instalavam ilegalmente para fazer a exploração, as duas florestas são as maiores vítimas por serem também as mais importantes para o país, porém isso ocorre em todo o Brasil.
Outro grande fator que influenciou o desmatamento no Brasil e em todo o mundo foi à urbanização as mais importantes metrópoles sofreram um surto urbano o que levou a construção de muitos edifícios, pólos industriais, rodovias e propriedades privadas voltadas ao comércio fazendo com que diminuísse as áreas verdes gerando consequentemente o crescimento populacional e desenfreando o problema e o que acontece em todo o mundo que devasta áreas importantes verdes por descuido, desleixo ou simplesmente interesses econômicos como é o caso de fazendeiros que em busca de aumentar área de criação de gado ou a cultivação agrícola, são as queimadas inclusive nas épocas de estiagem entre os meses de junho e agosto em todo o mundo além dos fazendeiros queimarem hectares de áreas nativas isso ocorre devido a “bitucas” de cigarro, o hábito de colocar fogo em terrenos baldio para limpar isso tudo faz com que o fogo se espalhe rapidamente causando o desmatamento.
Para tentar conter o avanço do aquecimento global diversos organismos internacionais propõem o reflorestamento, porém essa medida é apenas parcialmente aceita pelos ecologistas, pois estes acreditam que a recuperação da área desmatada não pode apenas levar em conta apenas à eliminação do gás carbônico, mas também a biodiversidade de toda a região.
O reflorestamento é, no melhor dos casos, um conjunto de árvores situadas segundo uma separação definida artificialmente, entre as quais surge uma vegetação herbácea ou arbustiva que não costuma aparecer na floresta natural. No pior dos casos, se plantam árvores não nativas e que em certas ocasiões danificam o substrato, como ocorre em muitas plantações de pinheiro ou eucalipto.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Tome uma atitude: Mude o mundo


Antigamente vivíamos com princípios morais fortes e com uma distinção do que era certo e o que era errado.

Antigamente as casa ficavam com portas e janelas abertas, hoje em dia, até para sairmos de casa durante alguns minutos temos de trancar portas e janelas; antes pais, professores, avós e pessoas mais velhas eram autoridades que deveriam ser respeitados, e de maneira alguma deveriam ser insultados ou desafiados como hoje acontece; naquela época não se temia muita coisa, hoje, sair na rua, brincar fora de casa, ir ao banco, fazer compras, tudo é perigoso, a todo o momento corremos o risco de sermos assaltados, agredidos, e até coisas piores; o único modelo de família existente na época era a chamada família nuclear: que era composta de pai, mãe e filho (os). Hoje existem vários tipos de família: compostas por pai e filho; mãe e filho; avós e netos; casais homossexuais com filhos, não que eu esteja criticando algum desses tipos de família, de maneira alguma, até porque em minha opinião o que importa é se essas pessoas são felizes, acho que as escolhas que levam a essa felicidade não vem ao caso. Antes apenas o marido trabalhava fora de casa e a esposa ficava em casa cuidando do lar e dos filhos, hoje existem algumas famílias em que todos na casa trabalham fora, o que faz com que os familiares pouco convivam, antes as pessoas tinha noção do que deveriam ou não fazer, pois se fizessem algo errado eram punidos, agora cada um faz o que quer, quando e aonde quer, certo e errado não existe mais, existe apenas a vontade fazer ou não.

Todos os dias pessoas acabam com a própria vida, em minha opinião acho que fazem isso porque não acreditam mais no mundo.

Todos perguntam por que as pessoas usam drogas, acho que se drogam para fugir da realidade deste mundo imoral, antiético, desonesto e sem futuro.

Afinal que exemplo as pessoas estão deixando para seus filhos e netos, o exemplo de um mundo em que tudo o que importa é quem ganha mais dinheiro do que outro.
Estamos deixando um mundo de violência, todos os dias vemos casos de agressão por meio de: estupro, violência física, bullying, cyberbullying, etc.

Hoje, ninguém respeita ninguém, temos filhos desafiando e desrespeitando os pais.
Acho eu não é esse o mundo que todos esperamos.

Acreditamos em pessoas que dizem que farão milagres, mas não acreditamos que nós podemos tornar o mundo melhor, as únicas pessoas que podem mudar o mundo somos nós, cada um pode fazer a diferença ao invés de esperar que os outros façam tudo por você.

Hoje tudo está exposto a todos, coisas que antigamente as pessoas nem pensavam em contar para alguém, hoje está exposto ao mundo todo, como vídeos da internet com cenas inadequadas e as pessoas nem se importam, acham normal.

Honestidade hoje em dia quase não existe, é raro encontrarmos alguém honesto, alguém capaz de dizer a verdade por pior que ela seja.

Onde estão os princípios?

Onde está a moral?

Onde está o pudor?

Estas são perguntas que devem ser respondidas. Em minha opinião os princípios, a moral e o pudor estão perdidos nas lembranças da época de nossos pais, avós, na época em que as pessoas tinham consciência do que faziam, na época em que o mundo era um lugar justo onde as pessoas respondiam por seus atos, onde as pessoas admitiam e consertavam seus erros, onde as pessoas “lutavam” para conseguir o que queriam ao invés de apenas esperarem que tudo se resolva sozinho.

Hoje podemos contar nos dedos quantas pessoas dizem a verdade, agora a verdade não é mais prioridade e sim dizer palavras que agradem ao ouvinte.

Nós tentamos ignorar tudo de ruim que acontece ao nosso redor, mas como dizia Shakespeare “ignorar os fatos, não os altera”, temos de aprender com nossos erros, e fazer o melhor que pudermos para consertá-los.

Nós temos de aprender a respeitar-nos, temos de refletir sobre nossas prioridades, nossos princípios e nossos atos, temos de resgatar de alguma forma os princípios de antigamente, para que possamos encontrar uma harmonia entre nossos atos e nossa consciência.

Todos os dias ouvimos falar sobre como o mundo era antigamente e como está diferente agora, mas não nos damos conta de que nós estamos mudando o mundo, a cada segundo algo capaz de mudar o mundo acontece: são os pequenos gestos de afeto e bondade (cito Shakespeare novamente: são os pequenos acontecimentos diários que tornam a vida espetacular), não precisamos fazer algo grande para mudarmos o mundo, basta um pequeno ato de bondade e já valerá a pena, pois como dizem o que vale é a intenção.

Aluna: Lara Kochenborger